Criar uma loja virtual é praticamente um caminho natural, quase obrigatório, para as empresas que vendem produtos.

A democratização da internet e a mudança no perfil e no comportamento dos consumidores, cada vez mais conectados, vêm criando tendências importantes no comércio digital.

Por isso, criar um e-commerce pode ser a melhor oportunidade para aumentar o alcance do seu negócio, ampliando as vendas e reduzindo os custos da operação.

No entanto, a internet não faz mágica, ela potencializa a estrutura do mundo físico. O que isso quer dizer?

Antes abrir sua loja online, a sua empresa deve estar bem organizada, planejada para crescer na internet.

Nós separamos seis dicas importantes para você saber como criar uma loja virtual e vender mais. Vem ver:

1. Organize o estoque antes de criar uma loja virtual

Na loja física, é fundamental fazer o cadastro de produtos, o registro de entrada e saída de mercadorias, bem como um provisionamento de compras bem apurado para manter o estoque em dia.

Na loja online o mesmo controle de estoque é necessário, no entanto,  administrar o estoque pode ser mais desafiador em uma operação virtual.

Leitores de códigos de barras, um sistema de ERP e processos de trabalho bem definidos são importantes para o estoque funcionar direitinho, sem prejudicar o negócio.

2. Pense na logística para criar uma loja virtual

Um dos maiores gargalos do e-commerce é a logística, devido à agilidade necessária de entrega e aos custos envolvidos no processo.

Para enviar uma mercadoria, é preciso fazer o manuseio da embalagem para envio, distribuir o produto para o operador logístico (Correio ou transportadoras), providenciar o pagamento do frete, fazer o despacho da mercadoria e o controle de postagem para informar ao cliente etc. Nos casos de troca e ou devolução, todo esse fluxo deve ser pensado na direção inversa.

Mais uma vez, os leitores de códigos de barras, o sistema ERP e a definição dos processos de trabalho ajudam muito.

3. Prepare o atendimento

Lidar com o público nem sempre é uma tarefa simples. E os ambientes digitais colocam um desafio a mais nessa questão, que é a impessoalidade do atendimento.

Dimensione a capacidade de atendimento da sua equipe, planeje quais serão os canais de atendimento: chat, e-mail, telefone etc. e prepare-se para tratar a demanda que virá da internet.

Ao criar uma loja virtual, muitas situações podem gerar atendimento, por exemplo:

• Dúvidas para concluir a compra no site;
  • Perguntas sobre o andamento do pedido;
  • Erro no processamento de pagamento;
  • Engano ou atraso na entrega do produto;
  • O cliente errou no processo de compra;
  • O consumidor quer cancelar a compra;
  • O cliente quer trocar o produto;

4. Escolha a plataforma

Antes de escolher a plataforma para criar a sua loja virtual, analise as melhores opções considerando: o tamanho do seu portfólio de produtos e eventuais necessidades de aumento na quantidade de itens, integração com os meios de pagamento, integração com softwares para Emissão de Nota Fiscal etc.

5. Capriche no site

Criar uma loja virtual que funciona é o primeiro passo para vender mais.

O visual do e-commerce deve ser bonito e agradável, alinhado à identidade visual da empresa.

Questões técnicas como: site seguro e SEO são pontos importantes a serem discutidos com o fornecedor/desenvolvedor do site.

Além disso, a estrutura da loja online deve ser intuitiva e o conteúdo informativo o suficiente para que o consumidor consiga realizar a compra, diminuindo a necessidade de atuação da equipe de atendimento. Nesse sentido, elaborar um FAQ pode ajudar bastante.

6. Planeje a divulgação

Quando tudo estiver encaminhado para você criar uma loja virtual você precisa pensar na divulgação. Não adianta ter uma loja maravilhosa na internet, se ninguém souber.

Pense em um plano de divulgação usando os recursos do Marketing Digital como, redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados, Inbound Marketing.

O ideal é que a divulgação esteja estruturada para o início de atividades da loja.

Nos dias atuais, dificilmente uma empresa sobreviverá fora da internet. Comece a preparar o seu negócio para criar uma loja virtual e aproveite todas as vantagens que o mundo digital oferece para você vender mais.

Gostou dessas dicas para criar uma loja virtual? Entre em contato agora mesmo conosco e crie a sua loja virtual