7 dicas para fotografar joias

Fotografar joias pode ser mais simples do que parece. Confira as dicas essenciais para fotografar semijoias e joias folheadas para a sua loja virtual.

7 dicas para fotografar joias

Fotografar joias exige alguns cuidados diferentes do que fotografar outros tipos de produtos. As mesmas características que tornam as joias sedutoras aos olhos do consumidor, como brilho, reflexo e tamanho, podem destruir suas chances de venda, dependendo da qualidade das fotos da sua loja virtual.

As fotos representam um fator importante para converter visitas em vendas na sua loja virtual, pois 93% dos consumidores consideram a aparência dos produtos na hora de comprar em um e-commerce.

Hoje em dia, é possível tirar boas fotos de joias com pouco ou quase nenhum investimento, adaptando equipamentos, utilizando algumas técnicas fotográficas e usando a criatividade.

Separamos sete dicas para te ajudar a fotografar joias para vender no seu e-commerce. Vem ver:

 

1 - Cuide da pré-produção

Os detalhes ficam gigantes diante das lentes da câmera, ainda que a foto seja tirada com um smartphone.

Antes de fotografar, faça uma inspeção minuciosa no produto e confira todos os detalhes do acabamento, a fim de identificar rebarbas, amassados, riscos, furos ou manchas que possam prejudicar a foto.

Também faça uma boa limpeza na peça para que a foto não registre vestígios de pó, sujeira e marcas de digitais.

Vale a pena investir um pouco mais de tempo na produção das suas fotos, para não ter que refazê-las depois. Além disso, “tratar” as fotos depois de prontas é mais trabalhoso e não garante um resultado final perfeito.

 

2 - Padronize o estilo das fotos

Fotos padronizadas, sempre no mesmo estilo, atribuem profissionalismo e identidade de marca aos seus produtos.

Utilize sempre o mesmo fundo para fotografar joias, preferencialmente um fundo branco liso. Também pode ser outra cor neutra, o importante é o fundo não “roubar” a cena.

O tipo de foto também deve ser igual para todos os produtos: editorial ou still.

 

3 - Mostre todos os ângulos

As fotos são tão importantes para o e-commerce, quanto o provador é para a loja física. As fotos dos produtos são a única maneira do cliente ter um contato mais próximo com o produto, analisando todos os seus detalhes.

Ajude o seu cliente a comprar. Mostre a frente do produto, o verso e também as suas laterais.

 

4 - Explore bem as cores

A compra na loja virtual é baseada no visual. Apresentar a imagem fiel do seu produto nas fotos da sua loja online é essencial para encantar o seu público alvo, conquistar mais clientes e diminuir as reclamações ou solicitações de atendimento após a venda.

Ver a foto de um produto “vermelho” é diferente de ler “disponível também em vermelho”. Por isso, se você tem grade de cores, tamanhos e formatos diferentes para cada produto, exiba fotos de todas as versões dele na sua loja virtual.

Atente-se para ajustar adequadamente a iluminação na hora de fotografar, de modo a preservar as características autênticas de cada tonalidade.

 

5 - Acerte na iluminação

Sem dúvida, a melhor iluminação para fotografar é a luz natural.

Para fotos externas, o horário com melhor intensidade e ângulo de luz solar, ocorre entre às 6h e às 10h e entre às 16h e às 18h30. Para fotos em ambientes internos, sempre que possível, fotografe próximo às janelas.

Quando não for possível aproveitar esse recurso completamente, complemente com uma iluminação artificial suave, contínua e incidente. Evite a luz direta (flash).

 

6 - Ajuste a nitidez

Quanto mais nítidas forem as fotos dos produtos, mais “real” será a sua aparência.

Invista em fotos grandes e preserve a nitidez das fotografias, mas não deixe as imagens ficarem muito “pesadas”,  evitando que o carregamento dos arquivos no site fique lento, prejudicando o SEO do e-commerce.

 

7 - Monte seu mini estúdio para fotografar joias

Utilizando equipamentos profissionais, as chances de você conseguir fotos melhores aumentam.

No entanto, se você não dispõe de uma boa câmera DSLR, com tripé, fundo fotográfico e kit de iluminação artificial, dá para conseguir bons resultados também usando o seu smartphone e alguns aplicativos de fotografia.

Fotografar joias utilizando técnicas profissionais é a melhor forma de explorar o design e o acabamento de cada peça, destacando a qualidade dos materiais, como pedrarias e pérolas, ressaltando sua lapidação e brilho. Assim, você “enche” os olhos do consumidor e aumenta as suas chances de venda.

Vale também salientar que as vezes tudo o que você precisa é de uma empresa profissional que possa  fazer fotos com qualidade que ajudarão a vender seu produto. A Create Brasil conta com estúdio para fotos de joias e presta serviços para todo o Brasil, saiba mais das fotos da Create Brasil e conheça nosso portfólio clicando aqui.

 

Gostou dessas dicas para fotografar joias? Leia outros posts sobre Marketing e Loja Virtual no nosso blog.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de