Qual a importância de ter um bom logotipo para a empresa?

O logotipo para a empresa é mesmo importante? Você deve investir dinheiro nisso ou não? Qual o melhor momento? Nesse post nós explicamos para você.

O logotipo para a empresa tem a mesma importância que o documento de identidade tem para uma pessoa. Será que isso é pouco importante?

Com a internet, o consumidor tem milhares de opções para aquilo que procura: diferentes marcas, modelos de produtos e modalidades de serviços. Originais e similares, nacionais e importados do mundo inteiro.

A função do logotipo é identificar a empresa, produto ou serviço, de forma única.  Ele deve traduzir a personalidade da marca e a essência do negócio em uma representação visual bonita, funcional e que se destaque dos concorrentes aos olhos do consumidor.  Essa não é uma tarefa fácil.

Entenda os riscos que a falta de um bom logotipo para a empresa traz para o seu negócio.

 

Como é criado um bom logotipo para a empresa?

Criar um bom logotipo para a empresa é algo que vai além do “gosto”. Inclui técnica.

Para traduzir com êxito a personalidade da marca em uma representação visual adequada é necessário realizar uma boa pesquisa de referências a partir de conhecimentos específicos do design, como conceitos de proporção, composição e cor, entre outros. A criação de um logotipo envolve também conhecimento sobre outras áreas do conhecimento, além das artes, como a neurociência, psicologia e semiótica.

Logomarca em Limeira

Escolher a cor errada ou uma tipografia inadequada, por exemplo, pode ter um efeito devastador sobre a marca. Desde torná-la entediante ou ilegível, até causar uma sensação desconfortável aos olhos ou ser associada a ideias e sentimentos negativos.

O processo de criação de um bom logotipo para a empresa inclui pensar no modelo que será criado:

  • Iconográfico: só ícone (símbolo);
  • Textual: só tipografia (letras);
  • Misto: tipografia e ícone.

Assim como, em todas suas variações possíveis, previstas no manual da marca:

  • Uso em áreas com fundo branco, preto e colorido;
  • Versão horizontal e vertical;
  • Redução com legibilidade;
  • Ampliação sem distorção.

 

 Perigos de copiar o logotipo para a empresa

O logotipo é a representação gráfica que deve estar presente em toda a comunicação da marca. Ele é base da identidade visual que vai possibilitar que a empresa, produto ou serviço sejam facilmente reconhecidos.

Logo em Limeira

Desta forma, “copiar” um logotipo ou “fazer um muito similar” a outro que já existe é altamente prejudicial para a empresa. Como o objetivo do logotipo é justamente diferenciar a empresa, produto ou serviço de outros do mercado, copiar o logotipo para a empresa pode causar confusão na percepção das pessoas.

Copiar o logotipo para a empresa é plágio e pode ser considerado crime de direito autoral, com sérias consequências legais que podem acarretar prejuízos financeiros.

 

 Os riscos de um logotipo “provisório”

Um logotipo “provisório”, aquele “só pra começar”, costuma ser uma economia imediata que sai caro no futuro. Decidir trocar a marca no meio do caminho, depois de produto lançado, embalagem produzida, propaganda feita, site no ar e páginas nas redes sociais ativas é perda de tempo e dinheiro, na certa.

Essa é uma decisão que vai acarretar bastante trabalho e prejudicar a percepção de marca dos consumidores, que podem se confundir com essa mudança. Além do risco do público não identificar a nova marca da empresa, produto ou serviço, a substituição do logotipo pode causar uma impressão de instabilidade, enfraquecendo a credibilidade da marca.

 

 O vexame de um logotipo amador

O logo é praticamente o primeiro contato que as pessoas têm com a marca, e a impressão que ele vai causar pode ser fator fundamental no processo de decisão de compra.

O logotipo para a empresa é um fator de grande influência sobre a percepção da marca, podendo colaborar positiva ou negativamente para diferenciação de atributos da empresa, produto ou serviço, como qualidade, seriedade, credibilidade, profissionalismo, entre outros.

Assim como a matéria prima, a aparência e a durabilidade denotam a qualidade de um produto, a qualidade percebida no logotipo está diretamente relacionada à marca.

Logomarca

Um logotipo profissional, bonito e funcional certamente vai agregar valor à marca. Já, um logotipo amador, não.

Errar na escolha do logotipo para a empresa pode prejudicar seriamente os negócios. O logotipo é um item estratégico para a empresa. Avalie criteriosamente o profissional que vai criar a sua marca.

Gostou desse artigo sobre a importância de um bom logotipo para a empresa? Leia outros posts sobre marketing para pequenas empresas no nosso blog. Se desejar veja também nosso portfólio e os logotipos criados pela Create Brasil

 




DEIXAR UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.


Comentário


Nome

Email