Marketing Digital é o conjunto de ações para divulgar uma ideia, produto ou serviço nos ambientes digitais: sites, blogs, grupos, fóruns e mídias sociais.

Marketing Digital, a evolução do Marketing tradicional, é uma área do conhecimento que tem crescido juntamente da própria internet.

Descubra, neste artigo, as vantagens do Marketing Digital, em quais canais ele é praticado, quais são seus principais recursos e quais são informações que ele pode colher e mensurar para a sua empresa.

Qual é a importância do marketing digital?

Atualmente, o marketing digital é uma forma indispensável de comunicação, especialmente para as empresas.

Cada vez mais, ferramentas digitais poderosas e, ao mesmo tempo, econômicas estão à disposição das pessoas e das empresas, inclusive para fins comerciais.

Com pouco investimento é possível identificar e atrair potenciais consumidores, se relacionar com os seus clientes atuais e monitorar a concorrência.

Vender mais, atender bem, fazer pesquisas sobre o comportamento do consumidor e sobre a satisfação dos seus clientes, divulgar ofertas, promoções e lançamentos são exemplos de ações possíveis com o marketing digital.

O grande valor do marketing digital é que ele funciona para empresas de todos os seguimentos e de todos os portes, seja ele um e-commerce ou uma loja de bairro, que vende produtos no varejo, no atacado ou faz prestação de serviços.

 

Quais são as estratégias do Marketing Digital?

Inbound Marketing

Já falamos aqui no blog sobre Inbound Marketing, o que é e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer.

A estratégia de Inbound Marketing é “a liga” que mantém vivas e funcionais todas as outras ações de marketing digital.

O Inbound Marketing permite o encadeamento das fases do relacionamento da empresa com o público. Com ele, também é possível colher, organizar e usar de forma inteligente as informações sobre os consumidores. É um sistema de retroalimentação, que vai se tornando cada vez mais poderoso à medida que é utilizado.

Marketing de Conteúdo

Esse é o “combustível “que faz a “máquina” Inbound Marketing “rodar”. O Marketing de Conteúdo é baseado em produção e ou curadoria de conteúdo de qualidade, informação que seja desejada e relevante para determinado público.

Conforme o comportamento do consumidor foi mudando, com a democratização da internet, os recursos de comunicação também mudaram.

Aquela propaganda que antes caia na sua frente, e que, muitas vezes, nem tinha muito a ver com as suas necessidades ou com o seu momento de vida ficou para trás. Agora, é possível marcar um e-mail como Spam ou bloquear anúncios na tela do computador, entre outras ações de privacidade online.

Agora, só chega para o consumidor o que ele quer. E a maneire de a sua marca “chegar” é via Marketing de Conteúdo.

FORMATOS DE CONTEÚDO

A cada dia surgem novas formas de apresentar um conteúdo, mas esses são os formatos mais comuns:

  • Publicações em Redes Sociais;
  • E-mail marketing;
  • Artigos em Blogs;
  • Infográficos;
  • Ebooks;
  • Vídeos.

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

De nada adianta investir tempo e ou dinheiro na produção de conteúdo útil, se ele ficar escondido. Uma das etapas importantes do Marketing de Conteúdo é a Distribuição de Conteúdo.

A empresa precisa fazer o conteúdo chegar ao seu público-alvo. Os canais mais utilizados para essa finalidade são:

  • Redes Sociais;
  • Website;
  • E-mail;
  • Blog.

SEO

De forma resumida, a Otimização para mecanismos de busca também conhecida por SEO ou Search Engine é a uma técnica do Marketing Digital que envolve programação e técnicas de redação web para tornar um conteúdo identificável na internet.

O papel do SEO é facilitar que buscadores como o  Google encontrem e exibam um conteúdo no resultado das buscas, quando as pessoas estiverem procurando por ele.

Um bom site precisa ter uma estrutura adequada de SEO.

 

Ferramentas de Marketing Digital

As ferramentas de Marketing Digital podem colher informações precisas e detalhadas sobre o comportamento do consumidor.

Dá para acompanhar o caminho do mouse do usuário de um site para saber quais são os pontos que mais chamam a sua atenção. Também é possível para saber exatamente em qual página alguém “chegou” em um site e em qual momento “saiu”.

Esses dados são úteis para identificar quais são as principais fontes de tráfego de um site e quais são os possíveis motivos de abandono de carrinhos de compra, por exemplo. Com eles, é possível fazer ajustes na estratégia da empresa.

Existem muitas ferramentas para Marketing Digital, algumas até gratuitas. A escolha dos recursos a serem utilizados vai depender dos objetivos da estratégia de marketing da empresa.

Métricas de Marketing Digital

A internet está aí, para todos. No entanto, é preciso conhecimento específico para extrair o melhor do que ela pode oferecer. Saber qual ferramenta usar, como e por que utilizá-la é a diferença crucial entre estratégias digitais bem sucedidas e os desperdícios de tempo e direito que se vê por aí.

resultado do que está sendo feito precisa ser analisado. Saber quantas pessoas visitaram o seu site (Visitantes Únicos), quantas pessoas entram e saem rapidamente dele (Bounce Rate) e outras métricas importantes é o que vai permitir o refinamento da estratégia da empresa até atingir os objetivos desejados.

A web é realmente muito poderosa e uma presença digital adequada pode alavancar os negócios e consolidar uma marca ou destruir uma empresa.

Dica: antes de contratar uma agência de marketing digital, avalie se os profissionais são certificados naquilo que fazem (links patrocinados), se tem cases com resultados comprovados para mostrar (Gestão de Mídias Sociais, Inbound Marketing, Desenvolvimento de Site).

Peça referências, converse com antigos e atuais clientes da agência. Não arrisque sua marca na mão de amadores.

Gostou dessas dicas sobre Marketing Digital? Sua empresa está preparada para fazer bonito nos ambientes digitais? Ficou com dúvidas? preencha o formulário abaixo e converse com nossos especialistas.