As ações de Inbound Marketing podem trazer benefícios para qualquer tipo de negócio e estão indicadas para empresas com atuação online ou offline: loja virtual (e-commerce), loja física (comércio) e prestadoras de serviço.

Neste post, vamos mostrar como o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa a crescer.

 

Atrair público qualificado para o seu negócio

A novo comportamento do consumidor, melhor informado, com maior poder de escolha e habituado a interagir mais com as marcas, estabeleceu uma nova necessidade de comunicação e relacionamento no processo de consumo.

Antes, a propaganda das empresas era veiculada na mídia (Outdoors, Revistas, Jornais e TV), com uma segmentação bem genérica. Muita gente sem potencial de compra era “atingida”.

Hoje, com as possibilidades de segmentação que a internet oferece, juntamente com as técnicas de SEO, as empresas podem distribuir o seu conteúdo em canais especializados para atrair especificamente o seu público-alvo.

Produção de Conteúdo

O formato tradicional de propaganda foi substituído por conteúdo, que nada mais é do que informação que as pessoas querem receber.

Blog Posts, Posts em Mídias Sociais, Infográficos, E-books, Webinários, Podcasts, Vídeos e E-mail são tipos de conteúdo.

Distribuição de Conteúdo

Distribuir conteúdo quer dizer tornar a informação disponível para as pessoas nos ambientes que elas costumam utilizar e frequentar. Quem se interessar, clica e lê.

Site, Blog, Mídias Sociais e E-mail são os principais canais para distribuição de conteúdo.

Produzir e distribuir conteúdo na web equivale a deixar um livro que você quer vender à mostra na prateleira de uma livraria, em uma seção específica, para que o leitor que tiver interesse possa encontrá-lo. Se ele vai achar, pegar e folhear o livro, dirigir-se ao caixa e pagar para comprá-lo, é outra parte da história.

Construir uma base de dados valiosa

Toda oferta de conteúdo rico, aquele mais elaborado (guias, infográficos, e-books etc.) tem um “preço” para o consumidor. A moeda de troca, nesse caso, são as informações do cliente.

A maneira de conseguir esses dados é a técnica de Geração de Leads, que segue a tríade Call to action, Landing Page e Formulário.

Para conseguir que o cliente informe seu e-mail e até aceite preencher algum formulário, o material oferecido tem que ser atrativo o suficiente para que o público-alvo ache justo “pagar esse preço”.

Uma vez que alguém viu o seu conteúdo na internet, se interessou por ele e se dispôs a oferecer suas informações pessoais em troca do material, começa uma relação.

Com essas informações a empresa vai construindo uma base de dados valiosa sobre potenciais clientes. Com esse mailing, ações de marketing ainda mais assertivas podem ser desenvolvidas. Esse é um ciclo sem fim, chamado de Nutrição de Leads e Relacionamento com Clientes.

Inbound Marketing para gastar menos e vender mais 

A partir do relacionamento com os potenciais e atuais clientes e a consequente evolução das estratégias de marketing e comunicação, cada vez mais segmentadas e efetivas, a empresa investe o seu dinheiro em produção e distribuição de conteúdo de forma cada vez melhor.

É uma “Bola de neve”: investimento, resultado, investimento mais inteligente, mais resultado e assim vai.

Além de gastar menos, ao investir em  Inbound Marketing, as chances de a empresa aumentar o faturamento tonam-se maiores. Cada vez mais pessoas que já tem interesse pelo produto ou serviço da empresa serão impactadas com informações cada vez mais específicas.

Por fim, a Automação de Marketing é uma tecnologia fundamental para organizar a estratégia de Inbound Marketing de forma escalável.

Inbound Marketing parece algo simples, né? Parece, mas não é. Exige conhecimento técnico, profissionais especializados e ferramentas específicas. No entanto, o Inbound Marketing é uma estratégia acessível a qualquer tipo e tamanho de negócio.

E sua empresa já está fazendo Inbound Marketing? Caso desejar saber mais sobre Inbound Marketing, clique aqui e mande nos uma mensagem.