Um bom site é aquele que traz clientes para a empresa. Hoje em dia, profissionais liberais, micro empresas e todos os tipos de negócio tem espaço para atuar na internet, assim como as empresas multinacionais.

No entanto, “uma página na internet” não traz novos negócios para ninguém. O que traz potenciais consumidores para sua empresa é um site bonito, com design profissional, um site que seja funcional do ponto vista técnico e também pela experiência do usuário.

Leia esse post para entender o que torna um site realmente “bom” e quais são os motivos para sua empresa cuidar disso agora.

Antes de listar os três principais motivos para a sua empresa ter um bom site, vamos definir os itens essenciais de um site bom de verdade:

O que um bom site tem que ter?

Identidade visual

Um bom site tem uma aparência não caseira, tem um visual que é agradável na percepção do usuário.

O layout do site deve seguir a identidade visual da empresa. Isso inclui “transportar” a essência da marca para a tela do computador, adaptando a “cara” do negócio para as necessidades dos ambientes digitais.

Esse trabalho envolve fotos e ilustrações em alta resolução com direito de uso de imagem, fontes com estilo e tamanho adequados à legibilidade, aplicação de logotipo sem distorção, inclusão de elementos visuais, como o Favicon, que ajudam a identificar o site na barra do navegador, entre outros.

Boa programação

Um site que seja bonito, mas que não funcione, não serve para muita coisa.

Um site funcional do ponto de vista técnico é aquele que tem carregamento rápido, que tem as URL´s internas nomeadas adequadamente, que é estruturado sem deixar de lado a inclusão de informações importantes para facilitar que o site seja localizado pelo Google, tais como: Meta Description, Title Tag, nome padronizados nos arquivos de imagem etc.

Um site funcional na experiência do usuário é aquele que é fácil de usar, intuitivo, que oferece uma experiência positiva.

Dados de contato

Um site bonito e funcional, mas que não leva as pessoas a entrar em contato com a empresa é puro desperdício de tempo e dinheiro.

O conteúdo do site deve ser planejado para conduzir o público alvo pela jornada de compra do consumidor, a fim de gerar leads para o negócio. No entanto, muitas vezes o conteúdo do site está bem estruturado e foi muito bem escrito, mas as pessoas simplesmente não conseguem localizar os dados de contato da empresa.

Um bom site deve ter os dados de contato visíveis: telefone e ou endereço, link para os canais da empresa nas redes sociais e, se possível, um formulário de contato claro e objetivo.

Agora que você já conhece quais são os requisitos mínimos de um bom site, veja porque isso é tão importante para a sua empresa:

Quais as vantagens de um bom site para a sua empresa?

Ser encontrada

Quase 70% das pesquisas feitas na internet são feitas na fase de pré-compra e 61% do tráfego na internet é gerado por buscas no Google.

Esses números demonstram a importância do seu site ser exibido nos resultados de buscas para os consumidores.

Quanto melhor for a otimização para SEO e o conteúdo do seu site, maiores serão as chances de ele aparecer na frente dos sites da concorrência, quando os seus potenciais clientes estiverem procurando o que a sua empresa oferece.

Ter credibilidade

Digamos que o consumidor achou o seu site na internet. Que bom!  Mas, e agora? Qual será a primeira impressão que ele terá da sua empresa?

O layout do site da sua empresa transmite segurança, parece ser um site de uma empresa que preza pela qualidade dos produtos e dos serviços que oferece? Ou o visual é confuso, as informações não são objetivas e tem erro ortográfico no conteúdo?

Pense nisso: o seu site deve ser o seu melhor cartão de visitas na internet.

Gerar leads

Um bom site tem mais chances de gerar negócios para a sua empresa, pois se o consumidor chegou até ele, há interesse pelo assunto, produto ou serviço que você está divulgando.

Receber um contato que foi gerado pela experiência que a pessoa teve com a presença digital da sua empresa e convertê-lo em negócio é o objetivo de qualquer site, dentro de uma estratégia de marketing bem planejada.

Ter um bom site é simples, no entanto, é uma ação que depende de conhecimento especializado. Se a sua empresa já tem um site, avalie se ele é bom mesmo. Se a sua empresa ainda não tem um site, comece a pensar nisso agora.

Quer saber mais sobre a importância do marketing digital para os seus negócios? Leia outros posts no nosso blog.