Muitas vezes uma agência de marketing é contratada porém quem contrata não sabe exatamente qual o papel esperar de uma agência de marketing.

Na condução do seu negócio, seja ele em qualquer segmento você vai ter sucesso quando você encontrar o propósito da existência da sua empresa. Propósito é quando aquilo que você faz se encontra com as necessidades do seu cliente.

Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.

Aristóteles

Mas não basta você resolver uma dor, é necessário que o seu cliente perceba que sua empresa faz de uma forma distinta e superior ao que ele tem disponível. Aquilo que não é percebido não existe.

Logo o papel da agência de marketing é criar a percepção correta sobre o propósito da sua empresa.

Sempre que você tiver uma solução superior a dos seus concorrentes, porém tiver dificuldade pra mostrar seu valor, é nessa hora que você precisa de uma agência de marketing.

Perceba que uma agência de marketing boa não resolve um produto ruim, uma agência boa não cria um propósito inexistente em uma organização. É nesse ponto que começam alguns atritos pois um restaurante por exemplo pode estar com poucos clientes almoçando lá porque o atendimento é ruim, a comida é sem sabor e o dono não consegue olhar para dentro do seu negócio e enxergar as deficiências, antes ele acha que a agência irá resolver esse problema que não tem nada a ver com a comunicação e sim com gestão.

Se você não conseguir mostrar ao seu cliente porque você é melhor do que o concorrente ele simplesmente irá fazer a escolha dele por juízo de valor, nesses casos esses clientes migram sua orientação ao preço e ignoram todo o esforço que você faz pra deixar o seu negócio diferenciado.

A responsabilidade de criar um produto bom é sua, e o papel da agência é criar ou potencializar a persepção em torno do seu produto ou serviço. A agência de marketing tem o papel de mostrar de forma clara e tangível os benefícios que seu produto já possui.

A agência de marketing prova ao seu cliente de forma concreta que seu produto ou solução é de fato superior ao dos seus concorrentes e as opções que ele tem atualmente.

A agência de marketing através da comunicação é como se fosse uma lanterna que apenas ilumina ou dá foco revelando no meio de muitos outros produtos de fato o que seu produto é. Seguindo essa linha de raciocínio o papel da comunicação é fundamental para clarear ao cliente e mostrar a sua solução, sobre tudo se de fato ela for boa, pois caso contrário uma boa comunicação só irá acelerar o inevitável.

Se você ainda não leu recomendo a leitura da matéria Experiência do Consumidor.