Adwords é nome do serviço de links patrocinados do Google, o site mais acessado no Brasil e no mundo. Se a sua empresa ainda não usa Adwords, leia mais algumas linhas para descobrir o que você está perdendo.

Google Adwords é uma ferramenta fundamental nas estratégias de Marketing Digital das empresas, inclusive do comércio com loja física.

Adwords e SEO caminham juntos. Já falamos neste post sobre a importância do SEO para a sua empresa atrair potenciais consumidores através de tráfego orgânico. Dê uma olhadinha.

Mesmo que seguidas à risca, nem sempre apenas as técnicas de SEO são suficientes para posicionar um conteúdo entre os primeiros resultados de uma busca do Google. Aí entra o Google Adwords, o tráfego “pago”.

Em conjunto com SEO, é possível investir dinheiro em publicidade online, usando técnicas específicas de anunciante.

Nós vamos te explicar como você pode levar clientes para a sua loja física usando o Google Adwords. Vem ver:

Por que o seu comércio precisa aparecer no Google?

70%  dos consumidores fazem pesquisa na internet antes de comprar

90% das pessoas clicam só nos resultados que aparecem na 1ª página d do Google

Google Adwords é anúncio

Links patrocinados são anúncios clicáveis. Outros buscadores também oferecem plataformas de publicidade: Bing AdsYahoo AdsBaidu.

As maiores redes sociais do mundo também oferecem serviço de publicidade online: Facebook AdsLinkedIn AdsInstagram AdsTwitter Ads. Todos têm o mesmo princípio: o usuário vê um anúncio que tem um link, ao clicar é direcionado a uma página na internet (um site, uma landing page, uma página na rede social etc.).

Adwords é uma estratégia de publicidade amplamente utilizada por empresas online e por lojas físicas também.

Tipos de Links Patrocinados

As campanhas de Links Patrocinados podem ser feitas na Rede de Pesquisa (tela principal de pesquisa no Google) e também na Rede Display (sites parceiros do Google). A diferença entre esses tipos de campanha é, principalmente, o formato do anúncio.

Por que existem diversos tipos de formatos no Google Adwords?

A proposta do Adwords é fazer com que a sua empresa seja encontrada pelo cliente no momento em que ele estiver pesquisando na internet, procurando o que você oferece.

Isso é feito basicamente através de “palavras chave”, que são as palavras que o cliente digita na barra de busca do Google. Para maior efetividade do anúncio, outros fatores também são considerados: tipo de device utilizado (desktop, smartphone, tablet) e sites preferidos pelo usuário (portal de notícias, site sobre determinado tema), entre outros.

Investir em Google Adwords é uma forma de levar mais clientes até o seu estabelecimento comercial.

Formatos de anúncios

Os formatos Adwords variam conforme as características do produto ou serviço que você quiser divulgar:

• Texto (somente palavras);
  • Gráfico: estático ou interativo (animado);
  • Vídeo;
  • Anúncios responsivos;
  • Anúncios de promoção de aplicativos: incentivo para download;
  • Anúncios de produto no Google Shopping: imagem e texto;
  • Anúncios só para chamadas: incluem o número de telefone no texto.

Quanto mais adequado o formato for para destacar o que você precisa vender, melhores serão os resultados para o seu comércio.

Investimento inteligente: você só paga por resultados

O investimento em Google Adwords é seguro, pois você só paga se obtiver resultados. Ou seja, você não “gasta” dinheiro à toa. No entanto, para ter resultados, é preciso saber o que você está fazendo.

Essas são as principais etapas para anunciar no Google Adwords:

• Definir o objetivo da campanha: número de contatos, formulários ou vendas;
  • Escolher o tipo da campanha: Rede Pesquisa e ou Rede Display;
  • Configurar grupos de anúncios;
  • Escolher e configurar as palavras que podem fazer a sua empresa aparecer nas buscas;
  • Configurar orçamento e lances;
  • Criar anúncios.

Embora sejam passos simples, essas etapas exigem bastante planejamento, análise e ajustes constantes para obter bons resultados para o seu negócio.

Vantagens do Google Adwords para pequenas empresas e comércios

Não existe valor mínimo para começar a anunciar no Google Adwords e também não há carência. Embora seja recomendável manter os anúncios no ar por algum tempo para poder analisar direito o desempenho da campanha, você não precisa anunciar continuamente, pode parar quando quiser.

Os relatórios do Google Adwords trazem informações bem detalhadas para que o pequeno empresário e o comerciante possam acompanhar os resultados das campanhas.

Uma boa oportunidade para pequenas empresas e comércios começarem a anunciar no Google Adwords, é fazendo campanhas específicas para datas comemorativas, lançamentos de produtos e promoções.

Gostou deste artigo? Quer aprender mais sobre Google Adwords e outros temas do Marketing Digital para alavancar sua empresa? Leia os outros posts do nosso blog.