Eu costumo dizer que a primeira página do Google é um lugar sangrento. Imagina só quantas empresas não querem o site aparecendo na primeira página do Google, isso definitivamente não é uma tarefa fácil!

O grande problema é que aparecem oportunistas, até mesmo agências que oferecem otimização do site e garantem o primeiro lugar no Google. Nenhuma agência ou consultor controla o Google e pode garantir o primeiro lugar. É cada vez mais comum nossos clientes receberem e-mails dizendo que foi constatado que o site deles não está aparecendo no Google, veja o que o próprio Google diz sobre isso:

fonte: https://support.google.com/webmasters/answer/35291?hl=pt-BR

Por isso é importante você procurar uma empresa idônea, de preferência certificada do Google. Para ser uma agência certificada do Google, obrigatoriamente ela precisa passar por no mínimo 2 provas com 100 perguntas cada, seguir as políticas de boas práticas do Google e gerenciar uma carteira superior a 10 mil dólares a cada 3 meses. Quando a empresa diz que tem a certificação peça pra ver o selo e veja se tem o link que aponta para a página do Google, validando assim, a certificação. Infelizmente tem empresas colocando selo falso do Google, pois na verdade elas não são certificadas, o selo varia de certificação para certificação, mas eles podem ser parecidos com esse:

O selo só tem legitimidade se houver um link que leva para uma página oficial do Google, como é o caso do nosso, clique em cima do selo. Cuidado com as falsificações

Mas vamos ao que interessa, é possível ou não aparecer na primeira página do Google? Sim! é possível, existem várias maneiras que ajudam, como por exemplo criando o Google Meu Negócio, isso é extremamente simples, gratuito e pode ajudar a sua empresa aparecer em primeiro lugar no Google se quem estiver buscando estiver geologicamente próximo de você.

Eu vou listar as 3 principais formas do seu site aparecer na primeira página do Google:


1 – Pagando

Através do Google Ads (Antigo Google Adwords) você compra palavras ou frases e quando o usuário buscar por elas aparecerá seu anúncio em uma das 3 primeiras posições. Existem outros produtos caso queira conhecer clique sobre o nome deles abaixo e assista um vídeo sobre cada um:

Campanha na Rede de Pesquisa
Campanha na Rede de Display
Campanha de Remarketing
Campanha Google Shopping

2 – SEO

A segunda maneira de aparecer na primeira página do Google é através do SEO no seu site institucional. E não se engane essa é uma das formas mais complexas de trabalhar. SEO é uma sigla em inglês que significa “otimização do mecanismo de pesquisa”. o SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas que deixam o seu site mais visível para o Google, eu não tenho a intenção de entrar tecnicamente em cada ponto, mas vou dar alguns exemplos do que é necessário para otimizar o site no Google:

2.1 – Usar sitemap. O sitemap é como se fosse um atalho para o google conseguir ler as informações que estão dentro do seu site.

2.2 – URL otimizada. Sabe aquele tipo de URL assim: www.dominiodaempresa.com.br/novo/categorias/empresas.html – Então isso não é bom e derruba o ranqueamento no google, melhor seria nesse caso www.dominodaempresa.com.br/empresa

2.3 – Usar uma descrição (Tag Description)

2.4 – Otimizar as imagens colocando uma descrição em todas (Comando ALT e TITLE)

2.5 – Estrutura de links internos (Ter links que apontem para outras páginas criando linkagem entre eles e trocando autoridade orgânica entre uma e outra)

2.6 – Velocidade de carregamento do site.

2.7 – Otimização para dispositivos mobiles, o famoso site responsivo.

2.8 – Palavra chave (Densidade de repetições da palavra chave no documento).

2.9 – Uso correto da tag <H1>

2.10 – Conteúdo criptografado por SSL.

Enfim, essas são apenas algumas das inúmeras práticas que você deve adotar para deixar o seu site mais otimizado e tentar aparecer na primeira página do Google

3 – Marketing de Conteúdo

O Google ranqueia conteúdo, e essa na minha opinião é uma das principais formas de ranqueamento no Google, pois você não fica preso a uma palavra chave, você pode criar vários conteúdos com palavras chaves específicas para cada um. Em marketing de conteúdo também é necessário fazer SEO, todas as práticas do item 2, devem ser seguidas aqui também. Em resumo o marketing de conteúdo nada mais é do que escrever conteúdos relevantes direcionadas a um público específico dentro de uma determinada fase da jornada de compra. Essa é a estratégia mais eficaz para ranqueamento de site, sobretudo se for bem feito. Tenho visto muitas empresas tentando fazer marketing de conteúdo, mas sem nenhuma otimização, sem nenhuma base, e aí não funciona é só perda de tempo. Com marketing de conteúdo você consegue atrair, envolver, gerar valor e se relacionar com seu cliente. O marketing de conteúdo deve vir acompanhado de uma estratégia de inbound marketing, para que você consiga além de atrair o cliente, nutrir ele através de fluxo de automação.

Create Brasil é uma agência certificada do Google e especialista em Inbound Marketing, com uma metodologia própria trazemos resultados aos cliente e provamos o resultado. Existem agências que usam como slogan “agência de resultado” mas elas não conseguem provar com números os resultados, a Create Brasil consegue provar em números os resultados. Existem prestadores de serviços e empresas parceiras, a Create Brasil é uma empresa parceira, que se preocupa e cuida do comercial de nossos clientes, quem tem ações voltadas exclusivamente para vender e alavancar seus produtos e serviços. O prestador de serviço vai lhe oferecer post em Facebook e Instagram, como resultado vai te apresentar a quantidade de visualizações nos post, mas não poderá provar de forma incisiva os resultados.

O que você está procurando para sua empresa, um prestador de serviços ou um parceiro de negócios?

Ficou com dúvida? Fale com a gente!