Empreendedor de Subsistência

Empreendedor de Subsistência é a modalidade de empreendedorismo que tem como objetivo ter um negócio para garantir a sobrevivência do empreendedor e de sua família.

Fazer E-mail Marketing

Empreendedor de Subsistência é a modalidade de empreendedorismo que tem como objetivo ter um negócio para garantir a sobrevivência do empreendedor e de sua família.

 

Tem dois termos que tenho usado ultimamente, um deles é o empreendedorismo de subsistência e o outro é empreendedor temporário. A definição de empreendedorismo de subsistência está acima, já a definição para empreendedor temporário é aquela pessoa que por algum motivo está fora do mercado de trabalho e se vê obrigado a fazer alguma coisa para gerar fonte de renda, então a pessoa resolve empreender por curto período de tempo até que ela esteja novamente recolocada ao mercado de trabalho.

 

Atualmente no Brasil existe uma onda de incentivo para abrir um negócio próprio por parte até do próprio governo que quer arrecadar mais impostos para movimentar a máquina pública e quer também através do empreendedorismo a geração de novos empregos fazendo assim a economia girar. Tudo isso é válido, porém o que precisamos entender é que empreendedorismo não é a solução para o desemprego. Segundo o SEBRAE um dos grandes fatores para a sobrevivência ou mortalidade de uma empresa é o conhecimento em gestão. Donos de empresa que fazem treinamento de gestão possuem muito mais longevidade e sucesso em suas empresas. É isso! Gestão é o segredo!

Hoje temos disponíveis um grande número de informações, seja livros, palestras, eventos, treinamentos, internet, entre outros, basta você descobrir quem são seus mentores, e assim ter uma boa fonte de estudos.

 

Em grande parte o empreendedor de subsistência e o empreendedor temporário começam o seu negócio com o próprio dinheiro da rescisão do emprego anterior. Geralmente eles cometem os mesmos erros, por falta de conhecimento não calculam direito os seus impostos e o seu lucro, precisam de renda desesperadamente, fazem preços muito mais baixos na esperança de conseguir clientes e por consequência eles podem ferir uma cadeia inteira de produção local deixando marcas profundas que além de gerar o fechamento da empresa acaba fechando outras empresas que não suportaram uma concorrência “não é saudável”.

 

Aquela ideia que o empreendedor é um indivíduo criativo, ousado e pró ativo não se aplica a esse tipo de empreendedor, que muitas vezes não tem ambição e a única coisa que eles desejam é uma rotina sem um chefe.

 

Uma outra constatação que reforça essa questão é que segundo a Consultoria Santo Caos a maior concentração de empreendedores no Brasil está entre 45 e 54 anos, bem diferente do restante do mundo que fica entre 25 e 34 anos.

 

Devido a falta de capacitação a maior parte das empresas fecham as portas antes de completar 5 anos de vida. Muitos não querem as responsabilidades mas sim os benefícios de empreender. Isso não quer dizer que o empreendedor de subsistência não tenha chances de sucesso, pelo contrário, há diversos casos de sucesso e empreendedores que se destacaram começando com muito pouco. Mas se não houver investimento em treinamento e capacitação a chance desses empreendedores virarem apenas estatísticas é grande. É aquela velha história, um ótimo vendedor de roupas, pode ser um péssimo administrador.

 

Estudos do Sebrae e o IBPQ apontam que existem 48 milhões de empreendedores no Brasil, e desse número 44% resolveram empreender por necessidade, e por fim 7 de cada 10 empresários recebem no máximo 3 salários mínimos por mês, e esse pano é o pano de fundo que reforça o empreendedorismo de subsistência.

 

Esse é de fato o retrato do empreendedorismo do desespero, da ineficiência, da falta de produtividade, sem qualificação e sem planejamento as empresas se desintegram e levam alguns juntos com eles.

 

Empreender na base da pirâmide não é fácil, sobretudo sem capacitação as chances de escalabilidade são praticamente nulas, por isso muitos empresários começam pelo MEI, mas não consegue sair dessa condição.

 

A boa notícia pra você que está lendo essa matéria até aqui é que você já está no caminho certo, no caminho do conhecimento, e isso por si só já te coloca em vantagem diante do mercado. A dica de ouro que disse acima vou repetir, o segredo é o conhecimento!

Dentro do seu mercado quem são os mentores? Invista em palestra, compre livros, assista vídeos, acompanhe o site endeavor e o Sebrae, e seja um Empreendedor de Sucesso!


Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de