Não… não estou noticiando assunto velho, todos sabemos que as principais redes sociais apresentaram falhas, o que me fez pensar um pouco sobre isso… Eu não quero aqui dar detalhes, do porque isso aconteceu, em que países, quantas horas ficou fora, tudo isso você pode ver facilmente em qualquer site de notícias, não importa o motivo que ficou fora do ar, pode ser até que o estagiário tropeçou no cabo de rede lá, não sei, ainda segundo o site da BBC foi a maior instabilidade da história, mas o que importa é o impacto que isso gerou para milhares de pessoas.

Para empresas pequenas como por exemplo as bolarias as redes sociais e o WhatsApp representam 100% do volume de vendas, pois esses pequenos empresários usam dessas mídias para divulgar seus produtos, diga se de passagem são os micro negócios que movimentam o Brasil. Em janeiro de 2018 as pequenas empresas criaram 328 vagas de de trabalho, enquanto as grandes apenas 39 mil. Ainda não há um estudo, mas você pode imaginar o impacto na economia que causa 1 dia as três principais redes, Instagram, Facebook e WhatsApp fora do ar pode representar? Mas as grandes empresas também usam as mídias sociais, veja o exemplo do Habib’s que lançou o serviço de Delivery pelo WhatsApp.

Eu já disse em outra matéria aqui no blog que todas as redes sociais tem um dono, que não é você. No caso Facebook, Instagram e WhatsApp pertencem a Mark Zuckerberg, basear o seu negócio em cima de uma plataforma de terceiro é extremamente perigoso, se repentinamente o Mark resolver cobrar das páginas de empresas para estarem em sua rede, ou se elas deixarem de existir por qualquer motivo, lá se foi toda sua estrutura de vendas, isso é como plantar uma horta na quintal do vizinho.

Eu não estou dizendo que você não deve usar essas mídias para se beneficiar e vender através delas, só quero que você pense um pouco naquilo que nossos avós já diziam…. Não é bom colocar todos os ovos da galinha em um mesmo cesto! Eu sei que é tentador, porque para quem tem pouca verba de investimento Facebook, Instagram e WhatsApp são de graça, fácil de trabalhar, intuitivo e a maioria das pessoas tem…

Mas a única maneira de você ter certeza sobre o seu processo comercial é plantando sua horta em seu próprio quintal, mesmo que isso gere um investimento um pouco maior, vai com calma, mais vai… como diz um famoso ditado em inglês “Slow and steady wins the race

Não deixe para segunda feira, ou para o início do próximo mês, para o próximo ano, comece hoje mesmo a plantar sua própria horta, invista em um bom site, faça SEO local,  aplicativos, e tenha outros canais de aquisição de clientes que não sejam únicas e exclusivamente as redes sociais. Dessa forma você estará mais seguro e poderá ter mais previsibilidade sobre o seu processo de vendas.

Se gostou da matéria compartilhe!