Em meados de 2010 quando iríamos fazer uma proposta de propaganda e marketing para uma empresa, geralmente as peças que compunham a proposta eram essencialmente “offline” tais como: Anúncio em jornais, revistas, outdoor, folders, flyers, mídia em TV e rádio e muito timidamente vinha o e-mail marketing.

Atualmente quando elaboramos proposta de propaganda e marketing, colocamos sim tudo o que está acima, porém com muito mais ênfase para a mídia “online” onde levamos em consideração o social post, e-mail marketing, Google Adwords, Youtube, inbound marketing entre outros. E a todos esses conjuntos de ações que são feitos na internet chamamos de Marketing Digital.

Marketing digital nada mais é do que um conjuntos de todas as mídias online que somam esforços para gerar tráfego, atrair, se relacionar e por fim vender para o cliente alvo.

Ainda me lembro que as pessoas quando chegavam na agência e aguardavam na recepção para serem atendidas elas procuravam uma das muitas revistas que tínhamos disponíveis no revisteiro no canto. Hoje as pessoas sentam na recepção e já logo tiram do bolso o celular, fazendo dele quase que uma extensão das mãos. É inegável que as pessoas estão muito mais conectadas, eu já não preciso nem ficar trazendo números para provar isso, é visível.

Tudo isso fez os padrões de compras mudarem. Antes as pessoas eram mais pré-dispostas a ouvir sobre um produto que elas ainda não conhecem, atualmente esse tipo de propaganda se tornou um tanto invasiva, pois as pessoas já preferem buscar informações em artigos da internet e não em propagandas. Há alguns anos atrás quando um cliente se dirigia até uma concessionária o vendedor era toda a a fonte de informação que ele tinha, até mesmo o vendedor poderia selecionar que tipo de informação ele daria ou não para aquele cliente. Isso mudou muito. Quando um cliente chega na concessionária agora ele já sabe praticamente tudo sobre o carro, quanto custa, versões, quantos quilômetros ele faz com o litro e às vezes sabe mais do que o vendedor. O papel do vendedor mudou.

A internet está cada vez mais incorporadas ao dia a dia das pessoas, é cada vez mais incomum encontrar alguém desconectado. Por isso se torna extremamente importante que sua empresa além de continuar a fazer o marketing offline faça com bastante seriedade o marketing online, ou seja o marketing digital.

Umas das grandes vantagens do marketing digital é o fato de que tudo pode ser mensurado praticamente em tempo real. É possível saber quem entrou em seu site, em que cidade ele estava, quais as páginas que ele acessou, por qual página ele saiu, quanto tempo ele ficou conectado, como ele chegou ao site se foi através de um link, de um e-mail marketing, de um anúncio no Google, enfim…

Já no marketing offline essas informações são mais subjetivas pois é possível saber a tiragem da revista, mas quantas pessoas realmente viram seu anúncio é mais difícil calcular. É possível saber por não com precisão, mas por amostragem quantos carros passam na frente de um determinado outdoor, mas daí saber quantos viram o outdoor, quantos se dirigiram a sua loja ou ainda quantos efetuaram uma compra por causa do outdoor é uma tarefa quase impossível.

Com o marketing digital, ou seja, um conjunto de ações no mundo online você pode atingir a sua cidade, o seu estado ou o mundo, basta escolher a estratégia.

E a sua empresa leva o marketing digital a sério?
Se tiver alguma dúvida deixe um comentário que teremos o prazer em responder.