É quase que uma tentação poder divulgar a sua marca para um grande número de clientes de uma vez só por uma pechincha. A princípio comprar lista de e-mail marketing parece uma excelente ideia, mas no final os prejuízos podem ser maiores dos que os benefícios.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, enviar campanhas por meio do e-mail marketing continua sendo uma estratégia valiosa de relacionamento com seu cliente, em média uma campanha bem segmentada atrai 20% de taxa de abertura.

No entanto um aumento considerável em práticas abusivas de envio de e-mail não autorizado em massa (SPAM) fez com que muitos servidores endurecerem as regras para minimizar o impacto do alto envio desse lixo eletrônico aos seus usuários.

Mais quais são os prejuízos de comprar lista de e-mails?

• Sua empresa pode cair em uma blacklist e ser considerada Spammer. Os servidores estão programados com diversas armadilhas que identificam os envios de SPAM, por exemplo o envio de muitos e-mails partindo de um único endereço de IP. Assim eles conseguem localizar e bloquear IPs e domínios que utilizam dessa prática. Ter o seu domínio em uma blacklist fará com que você não consiga mais enviar nem mesmo os e-mails que não forem SPAM para esses clientes, ou seja, um péssimo negócio!

• Falta de engajamento do pelo cliente
    O baixíssimo índice de interação com lista de e-mails, que chega a ser menos de 1% é prejudicial para sua marca, pois ela pode ficar associada a sentimentos de inconveniência, invasão e desrespeito. Existe ainda a possibilidade de muitos usuários marcarem sua mensagem como SPAM e ao fazer isso a reputação da sua empresa definitivamente cai e seus próximos envios irão diretos para caixa de SPAM.

• E-mails inválidos
    Em geral essas listas possuem uma qualidade muito ruim, na verdade quem vende este tipo de lista se preocupa somente com a quantidade então quase sempre é uma união de várias listas, até com remetentes inexistentes. Há quem venda a lista de e-mail dizendo que é própria, porém qualquer servidor de e-mail consegue identificar os “erros” nos disparos e bloquear rapidamente. Muitas dessas listas são conseguidas por robôs conhecidos como boots que vasculham a internet copiam o número maior de e-mails que encontrarem em sites.

Monte sua própria lista

Sim, com certeza é mais trabalhoso, mas você colherá os frutos do seu trabalho. Vale muito a pena criar listas reais de clientes realmente interessados, umas das técnicas para se fazer isso é utilizando o Inbound Marketing, onde são criadas algumas iscas e trocamos o e-mail do usuário por alguma informação valiosa. Dessa forma sua lista fica extremamente qualificada para seu negócio e as taxas de abertura e cliques são consideravelmente maiores.

Além disso você cria um ativo de marketing e com isso uma barreira competitiva, pois com uma lista de e-mail qualificada em mãos, muitas vezes conseguida com alguns anos de trabalho, vai demorar muito para seu concorrente chegar onde você está.

Saia fora dessa furada, o ônus é maior que o bônus! Este é um atalho que enfraquece a sua marca, desperdiça o seu tempo e seus recursos em algo que dá pouco ou nenhum retorno. De fato, o crime não compensa. Se você quer saber mais sobre como fazer o Inbound Marketing para sua empresa preencha este formulário abaixo que entraremos em contato.