Postar no Facebook é cada vez mais, parte da estratégia digital das empresas. Com mais de 115 milhões de usuários só no Brasil, o Facebook já faz parte da comunicação de 92% das empresas no país.

A rede social oferece recursos gratuitos e pagos para microempreendedores, pequenas, médias e grandes empresas. No entanto, embora essa ferramenta esteja à disposição de todos, nem todo mundo obtém bons resultados na divulgação do seu negócio na rede social.

Postar no Facebook só vale a pena se for bem feito.

Nesse post, nós vamos explicar direitinho como postar no Facebook para ter sucesso.

Planeje o que você vai postar no Facebook

Qualquer ação nas mídias sociais começa a partir de uma estratégia. Sua empresa pode usar o Facebook de diversas maneiras: para tornar a sua marca/produto/serviço conhecidos, para se relacionar com o público, para vender, para fazer atendimento (SAC) etc.

Em todas essas situações, antes de postar no Facebook, você precisa ter clareza sobre as seguintes perguntas:

• Quais são os objetivos da minha empresa no Facebook?
  • Com quem a minha empresa quer falar?
  • Como a minha empresa quer ser vista?

Assim, você consegue definir qual será o tom da comunicação e o tipo de linguagem que será utilizada. A partir daí, você pode elaborar um calendário editorial com a programação de tudo o que você vai postar no Facebook.

O que postar no Facebook?

O perfil do seu público alvo e os objetivos da sua empresa no Facebook vão definir como os posts devem ser planejados para conseguir engajamento com ações como compartilhamentos, curtidas, comentários e cliques em links. Alguns tipos de conteúdos têm maior probabilidade de gerar determinada ação das pessoas:

• Compartilhamentos: Citações, Notícias, Memes, Imagens (fotos, infográficos) e Vídeos
  • Comentários: Perguntas, Enquetes e Concursos
  • Curtidas: Novidades e Dicas (Listas e Tutoriais Como se Faz)

Você também pode compartilhar posts de outras páginas que estejam relacionadas ao seu mercado ou que sejam de interesse do seu público alvo.

Casos reais de uso do seu produto ou serviço (fotos, vídeos e depoimentos de clientes, com a devida autorização) também são uma boa opção para postar no Facebook.

Como postar com qualidade

A qualidade dos posts no Facebook pode colaborar positiva ou negativamente para a credibilidade da sua marca.

Para que a publicação tenha sucesso é importante cuidar do aspecto visual do post: use imagens chamativas, com boa qualidade, escreva com ortografia correta e publique no formato recomendado.

Além de cuidar do layout do post, entenda o comportamento dos seus fãs no Facebook e prefira os  melhores dias e horários para postar no Facebook, para que a publicação tenha um bom desempenho.

Ferramentas úteis para postar no Facebook

Postar no Facebook exige planejamento, pesquisa e criatividade. Algumas ferramentas facilitam a organização das ideias, desde o planejamento do calendário editorial até a publicação do post. Nós selecionamos alguns links para te ajudar a encontrar ou criar material para postar no Facebook:

Uma vez tomada a decisão de começar a usar a maior rede social do mundo na estratégia de comunicação da sua empresa, é importante ser consistente, mantendo a página “viva”, sempre atualizada.  Uma presença digital adequada, bem cuidada, aumenta as oportunidades de negócio da sua empresa.

Quer saber mais sobre como postar no Facebook e outros temas importantes para a comunicação digital da sua empresa? Leia os outros posts do nosso blog.