Não temos como negar que o WhatsApp mudou o jeito com que nos relacionamos com nossos amigos, famílias e também com nossos clientes. Trocar mensagens, enviar fotos, vídeos, fazer parte de grupos, é uma rotina diária para a maioria das pessoas, que quando acordam a primeira coisa que fazem é dar um espiada no WhatsApp.

Segundo um estudo o Brasil é terceiro país do mundo que fica mais tempo on-line no celular, o estudo diz ainda que o brasileiro passa em média 3 horas e 40 minutos online no celular todos os dias. Multiplicando isso no ano ficamos 24 horas conectados durante 56 dias por ano! É uma loucura, quase 2 meses só no celular sem dormir!

Todo esse tempo que ficamos online tem se refletido muito em nossos negócios, hoje não é incomum encontrar pessoas que concentram suas vendas no WhatApp, pra se ter uma ideia no poder do aplicativo hoje o brasileiro passa mais tempo no WhatApp do que na frente da TV.

Abaixo listamos 5 vantagens do WhatApp para empresas:
1 – Baixo Custo (quase zero)
2 – Rápida comunicação
3 – Histórico de conversas
4 – A maior parte das pessoas possuem
5 – Possibilidade de enviar além de texto, fotos, imagens, vídeos entre outros arquivos.

Como nem tudo são flores, existem algumas desvantagens:
1 – Os clientes esperam respostas rápidas
2 – Muitas pessoas misturam o pessoal com o profissional, acabam expondo fotos no perfil e atendendo clientes fora do horário.
3 – Falta de memória e sobrecarga em alguns aparelhos celular
4 – A quantidade de informação irrelevante em grupos toma bastante tempo
5 – Perda de privacidade

WhatsApp Marketing

Utilizar o WhatsApp como forma de comunicação é bom, mas centralizar no aplicativo ações de marketing pode ser um tiro no pé! A recomendação é que você use o WhatsApp apenas com clientes que já conhecem sua empresa. Enviar propaganda pelo WhatsApp é extremamente perigoso, pois a maioria das pessoas enxergam o WhatsApp com um lugar entre amigos e o fato de elas receberem uma mensagem de propaganda não autorizada em seu telefone é considerado invasivo e intrusivo.

E ainda o WhatsApp conta com o recurso “Marcar como Spam” e basta uma única vez o usuário marcar essa opção, e ele nunca mais receberá mensagens da pessoa que enviou, segundo o próprio WhatsApp quem for denunciado por muitos usuários pode ser banido do serviço.

Dicas para o usar o WhatsApp para Marketing.

  • Se você deseja enviar mensagens em massa, crie listas de transmissão e não grupos. As listas de transmissão é uma forma de enviar mensagens para várias pessoas porém em modo privado.
  • Tenha um número pessoal e um profissional, inclusive defina horários de atendimento e se você possui um aparelho com Android utilize no número profissional o WhatsApp Business. O que muita gente não sabe é que dá pra cadastrar seu número fixo no WhatsApp, e nesse caso não precisa adquirir um chip de celular só para empresa.
  • Se possível troque informações relevantes, dicas e não só propaganda. Por exemplo, se você tem um salão de beleza, procure fotos de cortes legais, ou matérias na internet que falam de tendências, novas cores, entre outros. Pois seu público se interessa por esse tipo de informação e vê mais valor no relacionamento com a sua empresa assim do que se ele só receber propaganda, muitas vezes em horários indesejados.
  • Por falar em horário, envie mensagens somente em horário comercial de segunda a sexta feira. E utilize isso como estratégia, se você é dono de um restaurante, envie o cardápio do dia e uma foto bem apetitosa as 11 da manhã, quando seu cliente estará com fome.
  • Quando possível utilize o WhatsApp web no computador. É uma mão na roda para poder digitar.
  • Ative o sistema de backup e salve todas as conversas, nunca se sabe quando vai precisar delas.
  • Talvez a mais importante jamais, jamais utilize apenas o WhatsApp como plataforma de suas ações de marketing. Explore sempre e-mail marketing, mídias sociais, entre outras ferramentas

Eu acredito que seguindo essas orientações você vai chegar mais perto do lugar que você deseja, o SUCESSO. Se gostou compartilhe com os amigos essa matéria. Se desejar solicite um contato de nossos especialistas.